A experiência de intercâmbio estudantil pode ser incrível por diversos motivos. Além de ser um momento com potencial de abrir os horizontes do estudante, pode ser muito funcional para te ensinar a controlar completamente suas finanças.
Na maioria das vezes, estudantes não têm renda suficiente para uma vida financeiramente despreocupada. Quando tratamos de intercâmbio, a variação cambial pode tornar nossa moeda mais forte ou mais fraca, o que potencializa a situação, tornando o controle financeiro ainda mais necessário.
No entanto, não veja isso como um impedimento, mas com oportunidade de crescimento. Atualmente, são cada vez mais necessárias habilidades de controle e planejamento, tanto na vida pessoal quanto na carreira. Está aí uma oportunidade incrível de aprender na prática, e com algumas dicas que separamos:
Conheça seus gastos mensais. Esta é a dica maior para qualquer planejamento financeiro — colocar no papel tudo aquilo que é gasto periódico certo, como compras de supermercado, contas, aluguéis e financiamentos, por exemplo. Isso ajuda a ter uma visão completa do seu universo financeiro. Atualmente, existem diversos aplicativos para smartphone que auxiliam este processo, vale conferir.
Corte os supérfluos. Uma vez com o mapa de sua vida financeira aberto, tente identificar gastos efêmeros, que muitas vezes não somam nada para sua vida, como uma assinatura digital, ou a mensalidade de um clube que há muito você não frequenta. Essa é a hora de avaliar sua importância e repensá-los.
Poupe para a viagem. Com a viagem confirmada, comece a ter uma reserva destinada a eventualidades, ou por puro planejamento de contas e despesas. Isto é muito importante em casos de intercâmbio para países com moedas mais fortes que o Real.
Procure por oportunidades de emprego na universidades. Muitas instituições universitárias oferecem trabalhos no campus para estudantes. Nestes casos, a agenda de trabalho é muito flexível e se adapta ao seu horário. Esta pode ser uma fonte de dinheiro extra muito interessante.
Os departamentos de auxílio financeiro podem te ajudar. Algumas universidades também oferecem departamentos de auxílio para a vida financeira do estudante. Eles te ajudam a encontrar opções econômicas viáveis dentro de seu cotidiano universitário.
Leve estas dicas a sério no momento de planejamento de seu intercâmbio — elas podem ser importantes para tornar sua experiência ainda mais interessante.