Os Estados Unidos reabriram as suas fronteiras para estrangeiros, após cerca de 1 ano e meio de impedimento para a contenção da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelas embaixadas e consulados do Brasil e dos EUA, que terão de fazer uma verdadeira força tarefa para a retomada de emissão de vistos para a entrada em território estadunidense. Isso porque, no momento, o consulado norte-americano vai emitir somente vistos para estudantes e para situações de emergência. Para os outros casos, a fila de espera para obter ou renovar o visto pode chegar a um ano e dois meses.
A retenção preocupa o Itamaraty, mas a representação diplomática dos EUA informou ao jornal Estadão que está trabalhando “para retomar os serviços rotineiros de forma segura o mais rápido possível”. Com o prazo indeterminado para o agendamento, uma dica valiosa para quem deseja o visto é adiantar toda a documentação necessária, bem como realizar o pagamento da taxa de visto, mesmo antes da etapa de entrevista. Caso você precise de orientações em relação aos documentos e de todo o processo, procure um dos especialistas da FINK.
Vacina será obrigatória para quem deseja viajar aos EUA
Vale ressaltar que os estrangeiros interessados em viajar aos Estados Unidos terão de apresentar um documento que comprove o esquema vacinal completo. Ou seja: somente serão admitidos brasileiros que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 – em caso das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer – ou para os que receberam a dose única da Janssen, os imunizantes autorizados pela Food and Drugs Administration, órgão regulador de medicamentos dos EUA.
EUA na lista dos destinos mais procurados por brasileiros
De acordo com a CNN Brasil, em consulta a agências de viagens, desde que os Estados Unidos anunciaram a reabertura da fronteira, os interessados em visitar o país cresceram em torno de 400%. Os Estados Unidos são o segundo destino internacional com mais procura de brasileiros, ficando atrás apenas da Argentina. Em 2019, antes da pandemia, 2.1 milhões de brasileiros visitaram o país.
Para consultar as datas disponíveis para o agendamento da emissão do visto, acesse o site do governo dos EUA: https://bit.ly/30Y6PeJ