A oportunidade de passar algum tempo inserido em uma nova cultura é uma experiência de riqueza imensurável para a vida de qualquer um. Morar em um outro país gera um conhecimento cultural que traz diversidade ao olhar do expatriado. Ele consegue passar a enxergar a vida e a cultura por outros prismas, o que é algo essencial nos dias de hoje.
Por isso, independentemente de qual seja o motivo de sua mudança, é muito importante devotar tempo para conhecer melhor seu novo lar. Muitas vezes, expatriados acabam focando sua atenção e tempo integralmente em seus objetivos centrais, como trabalho e estudo.
Este comportamento é compreensível, mas perde-se uma grande oportunidade de conhecer melhor uma nova cultura a partir do momento que os esforços estão somente centralizados em um trabalho. Por isso, faz parte de um entendimento integrado do serviço de relocation que o expatriado seja inserido na cultura local, e não somente se insira de maneira pragmática no espaço.
Visitar museus, frequentar teatros e outros eventos culturais do país são excelentes formas de conhecer melhor os costumes e comportamentos da população local. Estas medidas ajudam inclusive na socialização com pessoas no ambiente de trabalho e também com vizinhos.
Expatriados que evitam este contato e inserção podem apresentar problemas de adaptação a médio e longo prazo. A identificação dentro de um ambiente social é algo extremamente importante para construir uma vida em qualquer lugar. Por isso, faz parte de um bom serviço de relocation a atenção aos detalhes. Assim, a acomodação transcende a escolha do bairro correto, ou da escolha dos filhos, e atinge e o centro da vida em grupo: a cultura.