Imagine um projeto de distribuição de livros didáticos para todos os alunos da rede pública de educação do Brasil. É algo tão fascinante quanto enorme. O projeto, chamado Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), é um dos mais antigos em vigência atualmente, iniciado em 1929. São oitenta anos desbravando todas as dificuldades que se pode enfrentar num país de dimensões continentais em nome da educação.
E temos orgulho de fazer parte desta história. Durante os anos 1980, a FINK foi responsável pela distribuição de todos estes livros didáticos pelo Brasil. Foi montada uma operação de proporções incríveis, com milhões e milhões de obras didáticas, prontas para serem entregues aos alunos brasileiros.
Na logística de separação das remessas, um grande galpão foi dividido em setores que correspondiam à cada matéria dos livros didáticos. Numa época ainda sem o poder da informática atual, este tipo de tarefa se mostrava muito mais difícil e elaborada.
Para realizar a entrega, mais desafios. O Brasil apresenta regiões com biomas de acesso muito difícil, muitas vezes impossível de chegar através de meios de transporte usuais, como carros e caminhões. Em casos de áreas ribeirinhas, por exemplo, o transporte do material didático chegou a ser feito por meio de canoas, na região norte do Brasil.
No entanto, nenhuma dificuldade superaria a grandiosidade de um projeto tão importante como este para a construção de uma educação de qualidade no Brasil. A FINK se orgulha de ter contribuído de forma tão importante, e por ter tido a oportunidade de escrever seu nome na história da educação brasileira.