Uma das grandes ações para uma estratégia de vida sustentável é tentar reutilizar materiais à sua disposição de maneiras novas. Neste sentido, a FINK deu uma função importante às folhas que caem em sua sede: elas agora são transformadas em adubo para o jardins.
Este é um processo extremamente simples de ser feito, conhecido como compostagem. As folhas secas basicamente são utilizadas como fonte de nutrientes para os jardins. Este processo, naturalmente, demora algum tempo para ocorrer de forma total.
As folhas, em média, tem um tempo longo de maturação para se tornarem material orgânico. Algumas demoram mais de três anos para começarem a se decompor de fato, dependendo da quantidade de celulose a ser quebrada.
No entanto, nós podemos facilitar esse processo. A preparação para uma compostagem mais rápida conta com processo de trituração e umidificação constante das folhas. É importante triturar e colocá-las num saco plástico fechado, e com o passar do tempo, manter o hábito de umidificá-las. Tenha sempre cuidado para não molhar demais, pois pode acelerar o processo a ponto de apodrecer o material completamente.
O processo de compostagem pode ser feito com diversos materiais orgânicos que, muitas vezes, estão presentes em nosso cotidiano. Aplicar a reutilização destes é uma forma de salvar a cidade do acúmulo de lixo em bueiros, que causam inundações, e também da poluição em geral. Reutilizar é parte central num plano concreto de sustentabilidade.
Reutilizar, reciclar e reduzir são alicerces de um consumo consciente. Este é um dos pontos de nossa política de responsabilidade social e ambiental: https://www.fink.com.br/mobility/pt/institucional.html