Pesquisar
Close this search box.

França: dos imigrantes campeões do mundo às oportunidades para estrangeiros

Com 19 “estrangeiros” entre os 23 jogadores campeões do mundo, a França mostrou ao mundo, durante a Copa 2018, que a imigração é a mais pura prova da importância do intercâmbio cultural. Muito além do futebol, saiba como tentar uma oportunidade de emprego em um dos mais charmosos países do mundo.

Além do bom futebol, a seleção da França, campeã da Copa do Mundo 2018, encantou o mundo por sua pluralidade étnica, em outras palavras, pela força que os imigrantes levam ao país de destino. Para se ter uma ideia, dos 23 convocados pelo técnico Didier Deschamps, 19 atletas poderiam atuar por outras seleções, entre país de origem ou descendência por parte de pais e avós.

A importância desse intercâmbio cultural não se limita ao mundo do futebol, já que, por mais que exista uma resistência conservadora na França – como em tantos outros países – estrangeiros têm o seu lugar em diversas profissões no país, considerado um dos mais charmosos do mundo.

Como procurar emprego na França

Procurar um emprego na França não é uma tarefa das mais difíceis se você está em situação legal. Desde aqui, no Brasil, é possível – após ter dado entrada no visto – se candidatar em vagas de trabalho em multinacionais francesas, seja por seus sites, seja pelo perfil delas no LinkedIn. Outra dica é se inscrever em agências de recrutamento (como Adecco e Manpower, por exemplo), além, claro, após pisar em solo francês, procurar o Pôle d’Emploir, órgão público que oferece vagas de emprego.

Programa concede visto de trabalho por um ano

Prova disto é o lançamento do “Programa Férias-Trabalho” entre a França e o Brasil, em vigor desde março deste ano. O acordo bilateral, destinado a jovens adultos entre 18 e 30 anos, permite que franceses e brasileiros recebam um visto, gratuito, de trabalho de até um ano. Embora não renovável automaticamente, exigindo que o imigrante retorne ao país de origem para renovação do visto, o programa está longe de ser burocrático e permite uma vasta e enriquecedora experiência cultural e profissional. Vale ressaltar que o visto de trabalho vale não só para território francês, bem como para a Guiana Francesa, os departamentos das Antilhas Francesas e, também, para departamentos europeus e ultramarinos da República Francesa.

De acordo com a Embaixada Francesa, o pedido de visto de longa duração não se estende a acompanhantes e não permite o requerimento de residência, após um ano. Os pedidos devem ser feitos com a antecedência de, no máximo, dois meses antes da mudança para a França.

Confira abaixo os documentos necessários para entrega junto ao formulário. Saiba mais sobre o agendamento em: www.ambafrance-br.org/vistos

1 – 1 formulário de pedido de visto de longa duração devidamente preenchido e assinado;

2 – 2 fotos 3,5 x 4,5 atuais normes OACI, 3,5 X 4,5 cm;

3- Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade, (cópias das páginas contendo seus dados pessoais);

4- Comprovante de residência no Brasil;

5- Cópia de sua identidade;

6- Uma carta de motivação descrevendo o objetivo da viagem assim como seu C.V. Conhecimento da língua francesa recomendado;

7- Comprovantes financeiros pessoais : último extrato bancário pessoal recente (menos de 1 mês) ou uma declaração de seu banco comprovando um valor de pelo menos 2.500 euros ou o equivalente à 2.500 euros em reais– o cartão de crédito ou meios financeiros de terceiros não serão aceitos;

8- Seguro de saúde internacional para toda a duração da estadia. Este seguro deve cobrir todos os riscos de doenças, maternidade, invalidez e repatriamento;

9- Certificado médico atestando boa saúde;

10- Antecedentes criminais;

11- Justificar rendimentos suficiente.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.