Só quem já mudou sabe que, em geral, embalar seus bens merece uma boa atenção: são muitos detalhes, peças e itens que contém a história de uma vida, e merecem cuidado. Na maior parte das pessoas, isso acaba gerando uma carga extra de preocupação e stress em um momento que já é, por natureza, estressante. Por isso, separamos algumas dicas para deixar este momento um pouco mais suave e tranquilo para aqueles que mudam.
Conte com quem entende
Em primeiro lugar, é sempre bom contar com uma equipe de profissionais. Aquele trabalho de encaixotar tudo será feito em menos tempo, com mais eficiência e, acima de tudo, de forma mais segura para seus pertences. É o melhor investimento para uma mudança. Além disso, deixe o máximo de trabalho para eles. Se possível, adiante apenas aquilo que for levar com você..
Saiba, adiantadamente, o que vai ser levado por onde
Antes do “dia D” da embalagem e mudança, é importante que você já tenha em mente a melhor forma de agrupar os pertences. Em caso de mudanças internacionais com mais de uma forma de transporte, é muito importante estabelecer previamente o que será levado por transporte aéreo, terrestre ou marítimo. Isso tornará o ato da mudança muito mais eficiente e prático.
Não tire nada do lugar
Pode parecer estranho, mas para profissionais em mudança, manter a casa como está torna o serviço mais fácil. Assim, não retire seus objetos do lugar, com o intuito de facilitar o trabalho.
Separe aquilo que será necessário na viagem
Todos sabemos que uma mudança, normalmente, não se resolve em um dia. Quando se tratam de jornadas internacionais, esse prazo se estende um pouco mais. Por isso, tenha tudo que você precisa neste intervalo de tempo consigo e com acesso fácil. Em mudanças internacionais, separe documentos como passaporte e vistos, além de passagens ou reservas de hotel.
Guarde chaves de baús e malas consigo
No caso de baús, malas, ou qualquer outro móvel que tenha tranca, é importante manter as chave consigo, longe da própria mudança. Ter elas em mãos evita stress e dor de cabeça com as autoridades alfandegárias do seu destino. Além disso, é importante manter todos estes móveis abertos e destrancados.