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Home office veio para ficar, mas mercado de trabalho será híbrido, segundo diretor do LinkedIn

Executivo lista erros e acertos da nova rotina profissional imposta pelo isolamento social.

Durante a pandemia do novo coronavírus, entre as principais lições aprendidas por quem está à frente do mercado de trabalho é que, apesar dos desafios, o home office é um sistema essencial em situações emergenciais, como na necessidade de um isolamento social para contenção da proliferação de um vírus. A execução do trabalho remoto provou, também, ser uma alternativa totalmente possível, e não somente futurista, para empresas que nunca haviam adotado o formato. Prova disto é que o tema foi destaque em muitas palestras da Expert XP 2020, em previsões para o próximo ano feitas por palestrantes da conferência de investimentos.

Durante o seu pronunciamento no painel “O presente e o futuro dos negócios no ambiente digital”, o Diretor-Geral do LinkedIn na América Latina, Milton Beck, alertou sobre os desafios do trabalho remoto, bem como a necessidade de adaptação por parte das empresas e profissionais, após o fim do isolamento social. De acordo com o executivo da rede social especializada em mercado de trabalho, a pandemia abriu um caminho sem volta para a adoção do home office, mesmo que não integralmente.

“Empresas que não acreditavam na viabilidade do home office passaram a acreditar mais e funcionários que achavam que o home office era a solução da vida deles agora acham que é bom passar alguns dias em casa e outros no escritório. Então caminhamos para um mundo intermediário daqui para frente”, afirmou o executivo, também mostrando preocupação com o fato dos profissionais realizarem mais horas extras durante o isolamento.

“Com a mudança de ritmo, algumas pessoas ficaram mais assustadas, com medo de perder o emprego. Elas começaram a trabalhar mais horas, a responder e-mails a todo momento e perderam a noção daquela rotina de acordar, trabalhar, ter o momento de lazer, descanso e dormir. Virou uma coisa única”, alertou Beck, apresentando uma das soluções para a questão.

“A chefia direta precisa estabelecer rotinas de comunicação, entender que as pessoas não estão no melhor momento, que alguns cuidam dos filhos durante o trabalho e que não dá para esperar níveis de produtividade iguais. A comunicação é o número um e a empatia o número dois: entender que o fato de uma pessoa achar que o home office está bom para ela não significa que está bom para o outro”, concluiu.

A saúde dos funcionários é prioridade para a FINK. Para isso, realizamos um intenso trabalho de readequação dos espaços, bem como a desinfecção dos ambientes para garantir a segurança de nossos colaboradores. Aplicamos as ações preventivas ao novo coronavírus em um rigoroso protocolo que segue todas as orientações dos órgãos de Saúde. Assim, podemos garantir o nosso objetivo: equilibrar a dedicação de nossos funcionários às suas famílias, ao trabalho e ao lazer.

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