O período de intercâmbio estudantil é um momento marcante na vida pessoal e profissional de qualquer um que já o tenha experimentado. São diversas as novidades e os desafios que abrirão sua cabeça e te darão uma visão de mundo incrível. No entanto, é importante que tudo seja cuidadosamente planejado, a fim de que não ocorram surpresas indesejadas durante seu período no exterior.
E um dos detalhes mais importantes a ser planejado é, definitivamente, a mudança. O que levar para uma temporada que pode durar meses ou até anos fora de seu país? Tudo isso deve ser pensado com tempo e cuidado, e algumas dicas podem te ajudar neste processo:
O tamanho determina o que levar. Alguns programas de intercâmbio oferecem moradia em dormitórios ou apartamentos da universidade. Se este for seu caso, procure saber o tamanho exato do apartamento: isso vai ajudar muito no processo de escolha do que levar. Também tome conhecimento do que vem incluído no apartamento, como mobílias, utensílios, entre outros.
O tempo de estadia também é importante. A experiência de intercâmbio pode ser totalmente diferente se seu período de estadia é seis meses ou dois anos. Quanto maior o tempo de estadia em um local, mais é importante se sentir em casa.
Pratique o desapego. Como em qualquer processo de mudança, é importante avaliar quais objetos têm sido úteis para o seu cotidiano nos últimos tempos — estes estão na primeira fila para serem levados. Depois entram aqueles que guardam boas lembranças, com valores subjetivos. Estes também são importantes, mas deve-se avaliar se não é melhor deixá-los com parentes ou amigos no caso de falta de espaço. Por fim, todos aqueles objetos sem utilidade nem valor sentimental não merecem a mudança.
Conheça o clima local. O Brasil é um país que não lida com variações severas de temperatura — não somos acostumados a estações que demandam roupas para frio intenso, por exemplo. Por isso, procure saber como será o clima no período de estadia, e procure comprar ou levar roupas adequadas, se necessário.
Esperamos que essas dicas ajudem a tornar o planejamento de seu intercâmbio mais fácil e completo!