Se você tem planos de fazer intercâmbio na América Latina, precisa ficar atento no QS World University Rankings 2018, classificações universitárias anuais publicadas pela editora Quacquarelli Symonds, do Reino Unido. Juntamente com a Times Higher Education World University Rankings e a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais, é uma das três classificações internacionais de universidades mais influentes e amplamente observadas em todo o mundo. O Brasil tem destaque entre as 20 primeiras colocações da América Latina, ocupando sete posições, seguido pelo Chile que, além de encabeçar a lista, tem quatro postos, bem como a Colômbia. Instituições de ensino do México, Argentina, Cuba e Costa Rica também são citadas.
O estudo QS considera oito quesitos, com pontuações diferentes, na pontuação das instituições de ensino. O primeiro é Reputação Acadêmica (30%), seguido por Reputação do empregador (20%), Proporção de Professores / Estudantes (10%), Citações em pesquisas (10%), Número de professores com doutorado (10%), Rede Internacional de Pesquisa (10%), Trabalhos por docente (5%) e Impacto na Web (5%). A edição 2018 do QS World University Rankings analisou 90 universidades brasileiras, país de maior participação, seguido pelos mexicanos, com 63 instituições de ensino analisadas. Complementando a lista dos países mais analisados, a Colômbia tem 53, Chile tem 40, Argentina vem com 39 e Peru com 20.
Para quem deseja um intercâmbio em solo chileno, a Pontifícia Universidad Católica de Chile (PUC Chile) ocupa a primeira posição, a Universidad de Chile ocupa a sétima, a Universidad de Santiago de Chile (Usach), em 13º, seguida pela Universidad de Concepción, em 14º. O México também tem destaque: a Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) ocupa o 4º lugar e o Tecnológico de Monterrey (Itesm), vem em 6º. Antes, em 5º, a Universidad de Los Andes Colombia, abre a lista de colombianos, formada também por Universidad Nacional de Colombia (10º), Universidad de Antioquia (15º) e Pontificia Universidad Javeriana (17º). A Universidad de Buenos Aires, em 8º lugar, representa a Argentina. Em 19º lugar, a Universidad de Costa Rica representa o país homônimo, seguida pela Universidad de La Habana, que fecha a lista das 20 melhores instituições da América Latina.
Ranking QS América Latina 2018:
1 – Pontifícia Universidad Católica de Chile (PUC Chile) – Chile
2- Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
3 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
4 – Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) – México
5 – Universidad de Los Andes Colombia – Colômbia
6 – Tecnológico de Monterrey (Itesm) – México
7 – Universidad de Chile – Chile
8 – Universidad de Buenos Aires – Argentina
9 – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil
10 – Universidad Nacional de Colombia – Colômbia
11 – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Brasil
12 – Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (Puc-Rio) – Brasil
13 – Universidad de Santiago de Chile (Usach) – Chile
14 – Universidad de Concepción – Chile
15 – Universidad de Antioquia – Colômbia
16 – Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil
17 – Pontificia Universidad Javeriana – Colômbia
18 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil
19 – Universidad de Costa Rica – Costa Rica
20 – Universidad de La Habana – Cuba