A Irlanda, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros, principalmente os intercambistas, anunciou a flexibilização de medidas de restrição no combate à Covid-19. Com o objetivo de retomar o turismo no país – e combater os prejuízos econômicos deixados pela pandemia – desde março, os interessados em ingressar no país localizado no noroeste da Europa não precisam mais realizar testes para detecção do coronavírus, bem como fazer quarentena na chegada ou mesmo apresentar o comprovante de vacinação, outrora solicitado pelo governo irlandês.
O anúncio foi feito pelo Twitter do Ministro da Saúde Irlandês, Stephen Donnelly. Na publicação, feita no dia 5 de março, o ministro informou ter assinado os regulamentos que removem os requisitos Covid para passageiros internacionais de entrada (Formulário Localizador de Passageiros, comprovante de status / teste de vacina). Estes foram os últimos registros Covid restantes. (Esse é) mais um passo em frente em nossos esforços contra o Covid”.
No entanto, o governo irlandês também se posicionou em relação a novos casos de Covid-19 no país, valendo para turistas ou moradores. De acordo com o Ministro da Saúde, qualquer pessoa que desenvolva sintomas do novo coronavírus, enquanto estiver no país, deverá seguir as orientações do Health Service Executive (HSE) tanto para realizar testes de antígeno ou PCR quanto para realizar o isolamento necessário. Além disso, a Irlanda não exige mais a utilização de máscara ou de medida contra aglomerações.