Quando pensamos cânone literário da América do Sul, uma série de autores, sejam eles romancistas, novelistas ou poetas, nos vêm à mente. Desde o Chile, a maior referência é, com certeza, o Poeta Pablo Neruda.
Dono de uma extensa obra poética, de sensibilidade invejável, Neruda se tornou reconhecido mundialmente como um dos grandes poetas do século XX, influenciando toda uma geração de novos escritores. Conhecer sua história, hábitos e rotina é um grande sonho de seus admiradores aficionados.
Neste sentido, em viagem ao Chile, uma visita à Isla Negra não pode faltar. Ela está na costa do país, na pequena cidade praiana de El Quisco. Se situa ao sul de Valparaíso, cerca de 40 km, e a leste de Santiago, a pouco mais 80 km. Numa estadia em alguma destas duas cidades, é interessante tirar um dia completo para visitar este pacato destino.
Como já foi ressaltado, a maior atração local está conectada com Neruda. Isla Negra foi inclusive como o poeta batizou a região norte da cidade de El Quisco, aonde comprou uma linda casa em 1938. Nos anos restantes de sua vida, considerava a casa como um refúgio: a decorou com diversas lembranças do mar, como réplicas de saveiros e outros artefatos de marinha, e lá passava longas temporadas.
Seu lar foi transformado em um rico museu, que conta sua história. É, provavelmente, o mais interessante passeio da cidade, e deve ser feito sem pressa, curtindo cada detalhe da casa. São vários artefatos que pertenceram Neruda, como cadernos, anotações, e outros documentos que fazem parte da história chilena.
Depois da visita, uma boa caminhada pela orla da cidade é o complemento perfeito. Este era programa favorito de Neruda, que andava à beira do mar sempre que estava em Isla Negra. Para completar o passeio, El Quisco oferece algumas boas opções de restaurantes, uma demanda que vem principalmente dos turistas que vêm visitar o museu.
Isla Negra é um daqueles destinos que, depois de visitados, se tornam memórias inesquecíveis, principalmente aos amantes da literatura. É uma imersão num estilo de vida romântico, bucólico e pacato: uma experiência incrível em meio à uma temporada de férias.