Jericoacoara, um paraíso no Nordeste

Município mais ao Norte do estado do Ceará, a 300 Km da capital Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara é conhecido internacionalmente por suas belezas naturais. Eleita uma das dez praias mais bonitas do mundo pelo jornal americano Washington Post, em 1984, quando deixou de ser uma aldeia isolada de pescadores, entre imensas e móveis dunas, e passou a ser destino de turistas de outras regiões do Brasil e de todo o mundo.

Cenário do filme A Ostra e o Vento (1997), dirigido por Walter Lima Jr., a bela praia é um dos poucos locais do país onde é possível assistir ao pôr e ao nascer do sol no oceano, como retratado nas filmagens, graças a sua localização peninsular. Outro encanto de Jeri é que, para preservar a iluminação natural do sol, da lua e das estrelas, não há postes de iluminação nas ruas. Para isso, a energia elétrica é subterrânea, alimentando as casas e estabelecimentos.

Como a cidade vive do turismo, todos os passeios em Jericoacoara são pagos, com valores que variam, embora Kitesurf e Windsurf tenham maiores preços. Por ser Área de Proteção Ambiental (APA) desde 2002,  o Parque Nacional não é pavimentado, já que não é permitida a construção de rodovias e estradas. Com isso, o acesso à vila é feito exclusivamente pelas dunas, em um veículo adequado, com tração nas quatro rodas. O caminho é um passeio à parte.

Uma das maiores atrações da vila é a Pedra Furada, rocha de cerca de cinco metros de altura e que proporciona uma ótima vista do pôr do sol. Outra opção desta vista é do alto da duna mais próxima da vila, de frente ao mar, ocupada ritualmente por turistas.

Destaque também para a Lagoa de Jijoca, protegida por uma Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jijoca (APA) pelo Governo Estadual, encanta por sua formação: devido a migração constante das dunas na planície costeira, provocando o barramento das águas dos córregos do Mourão e Paraguai. Essa formação de grandes dunas também propicia um lazer local: a prática do sandboard.

Quando ir para Jericoacora?

Para que o período de chuvas não atrapalhe o seu passeio, o ideal é visitar Jeri entre julho e janeiro, já que no restante do ano o clima é instável, com pancadas de chuva pela manhã e sol à tarde, ou vice-versa. Para fugir dos preços da alta temporada, evite feriados para não pagar mais em passeios e hotéis/pousadas, reservando tudo com antecedência, claro.

O que levar para a viagem?

Sem dúvidas, roupas de banho, vestimentas leves, boné/chapéu são indispensáveis, mas vale levar um casaco não tão pesado, para os dias de vento. Não esqueça do protetor solar e repelente. Como não há postes de iluminação, leve uma pequena lanterna para passeios noturnos, sem a luz da lua. Uma sandália leve é necessária para a maioria dos passeios.

Cuide do meio ambiente

Existem regras em Jericoacoara que devem ser observadas e respeitadas por turistas: é proibido jogar lixo na praia ou no chão, bem como poluir as águas. Também não é permitido caçar ou dirigir fora das trilhas demarcadas, rumo ao Parque Nacional de Jericoacoara.

Leve “dinheiro vivo” / remédios de uso contínuo

Quanto ao dinheiro, seja prevenido, já que há apenas agência do Banco Bradesco e dos Correios (correspondente bancário do Banco do Brasil), sem muitas opções de caixa eletrônico pela cidade. Portanto, leve dinheiro vivo, já que, embora muitos estabelecimentos aceitem cartões de crédito, os passeios são pagos em dinheiro. Não esqueça seus remédios de uso contínuo, como os de pressão, por exemplo. O hospital mais próximo fica a 18 Km, em Jijoca, embora o local conte com uma UPA 24h.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.