Não há tempo ruim – literalmente – para visitar Lima, seja qual for a época do ano. Capital do Peru desde a Guerra da Independência Peruana, em 1821, a cidade tem como característica principal o bom tempo e a ausência – em quase todo o ano – de chuvas que, aliada a temperaturas moderadas (raramente ultrapassam 30°C ou ficam abaixo de 10°C), fazem com que passeios sejam agradáveis em qualquer uma das quatro estações. Isso porque a capital do Peru apresenta níveis elevados de umidade do ar, além de baixa precipitação atmosférica, somado a uma localização privilegiada: ao centro do litoral peruano e com vista para o Oceano Pacífico.
Em números, Lima se mostra imponente: é a região metropolitana mais populosa do país e a terceira maior da América Latina, atrás apenas de São Paulo e Cidade do México, abrigando uma população de cerca de 12 milhões de habitantes. A belíssima capital do Peru, considerando os distritos de Lima e Rímac, tem centro histórico condecorado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, desde 1988, graças às grandiosas construções que vão desde sítios arqueológicos a igrejas coloniais, museus, parques e praças, que somados a incrível gastronomia peruana, atraem mais de 4 milhões de turistas por ano, de acordo com o Governo local.
E é pelo Centro histórico o começo ideal de um passeio por Lima, na Plaza de Armas, ou Praça Maior, principal espaço público da cidade. Ao redor da praça, imponentes prédios: do lado Norte, o Palácio de Governo; enquanto o lado oeste tem o Parque da Bandeira, o Palácio Municipal de Lima e o Clube da União; já o lado leste conta com a Casa do Ouvidor, o Palácio Arquiepiscopal de Lima e a Catedral de Lima (construída – e reconstruída após terremotos – em estilo neoclássico); por último, o lado sul tem a sede da Revista Caretas, uma das principais publicações do país. Ao centro da Plaza, uma grande estátua do general José de San Martín que, ao lado de Simón Bolívar, foi um dos heróis da independência do Peru.
Falando em história, não deixe de visitar o Museu do Banco Central, que fica nos arredores da Praça Maior, e em uma grande obra de arte conta a história do país. Outro lugar rico de cultura e história é o Museu do Ouro Miguel Mujica Gallo, com um extenso acervo de artigos em ouro, prata e pedras preciosas reunidas em saques durante a colonização peruana. Há também muita história no Monastério de São Francisco, construção do Século XVII com incríveis obras de arte sacras e catacumbas com mais de 75 mil ossadas. Por último, um museu que é a cara do Peru: a Casa da Gastronomia. Em um país que tanto valoriza a boa culinária, o museu, que fica no histórico prédio dos Correios, celebra a histórias dos pratos típicos do país.
Comece o dia pelo majestoso Huaca Pucllana, sítio arqueológico no coração de Miraflores, que preserva construções originais e um pequeno reduto para lhamas. Ao bater a fome, nada melhor que visitar o histórico Restaurante e Bar Cordano, aberto desde 1905 e o mais antigo ainda em funcionamento em Lima. Se você quer provar o que há de melhor na culinária peruana, não deixe de visitar os principais restaurantes do país e se deliciar com ceviches, lomos saltados, paltas e suspiros, tudo acompanhado, claro, pelo pisco, a famosa bebida típica do Peru: começando pelo mais famoso, Astrid & Gaston, considerado o melhor do país, passando pelo Los Cavenecia, o La Red ou Señorío de Sulco, todos esses com oficinas para quem quer aprender a cozinhar os típicos pratos peruanos.
Após o almoço, ou o jantar, não deixe de visitar o Parque Salazar (Larcomar), imponente shopping a céu aberto, de frente para o mar, com algumas das principais grifes mundiais ao lado do que há de melhor em relação ao artesanato local. Para um passeio romântico, ao lado do shopping, você encontra a Plaza Del Amor, belíssimo espaço público, com arquitetura inspirada em Gaudí. O culto ao amor é bem representado pela escultura “El Beso”, de Victor Delfín, ao centro do parque que é palco de um concurso de beijos no dia dos namorados. Por último, outro imperdível passeio é o Parque de La Reserva, programa favorito de turistas e peruanos por abrigar o Circuito das Águas, espetáculo com 13 fontes iluminadas que jorram água a até 80 metros de altura.