Muito falados nos últimos tempos, os “millennials” – aqueles nascidos nas décadas de 1980 e 1990, também conhecidos como Geração Y – são uma geração completamente diferente das anteriores. O mundo em constante mudança, globalizado e completamente interligado, moldou essa geração e sua forma de lidar com a vida. Justamente por isso, os “millennials” são perfeitos para um mundo em que a mobilidade é cada vez maior.
Diferente das demais, essa geração cresceu num mundo no qual a tecnologia evolui rapidamente e se torna cada dia mais essencial . Consequentemente, eles se sentem mais confortáveis para fazer uso do que a tecnologia pode oferecer, utilizando nos mais variados âmbitos de suas vidas. E fazer bom uso de alguns recursos tecnológicos, como ferramentas de comunicação atuais, podem ser ponto chave para se ter sucesso no processo de relocation, melhorando a comunicação entre o expatriado e sua empresa, em seu local de origem.
Os “millennials”, além do que já foi falado acima, também criam menos laços, sejam eles com pessoas ou lugares, fazendo com que uma possível mudança de cidade ou país seja menos dolorosa. Afinal, quanto menos apego se tem à um local ou às pessoas que ali residem, menos dolorosa se torna a tarefa de se mudar para longe dali. É importante ressaltar que essa falta de laços criadas a um determinado lugar se dá, muitas das vezes, por conta de fatores econômicos. Vivemos em um tempo no qual os imóveis estão cada vez mais caros e não há perspectiva de mudança neste panorama. Portanto, menos pessoas são donas de suas moradias, fato que torna mais fácil a aceitação de uma possível mudança e ainda facilita o processo.
Mudar-se de país pode ser uma experiência enriquecedora, tanto profissional como pessoalmente. Há vários ganhos, muito aprendizado, além de poder conhecer uma cultura completamente diferente. Os indivíduos dessa geração tendem a valorizar experiências como essas, em detrimento de ganhos financeiros, como aumentos de salário ou algum bônus.
Mais flexíveis e com um olhar mais empreendedor, os “millennials” se adaptam às novas tendências do mercado. Assim sendo, se tornam um grupo mais aberto à realizar novos trabalhos em lugares diferentes, o que faz deles e da mobilidade global um casamento perfeito.