Aracaju é uma cidade de muitos sabores, cheiros, cores. Além da orla famosa, com águas azuis e temperatura amena, a cidade oferta a seus visitantes e moradores uma grande variedade de parques e restaurantes de ponta. Não sem razão ostenta o título de capital nacional da qualidade de vida.
Para um turismo gastronômico, alguns pratos típicos não podem estar fora da mesa dos comensais. São os casos do aratu – espécie de pequeno caranguejo que recheia deliciosos pastéis, além de ser servido na folha da bananeira ou em pequenos pedaços para petisco, o que os locais chamam de “catado” – e da lambreta – marisco cozido com potente caldo de ervas e legumes.
O turismo histórico não deixa a desejar. A orla encantadora agora está turbinada com um novo monumento: conjunto de estátuas de símbolos locais que decoram a paisagem para aqueles que se deliciam com uma caminhada à beira do mar. A tarde pode terminar muito bem com uma visita ao Museu da Gente Sergipana – enriquecimento cultural e diversão garantidos.
Não deixe de visitar ainda em Aracaju ou arredores:
Orla de Atalaia, cartão-postal da cidade. Equipada com bares e restaurantes charmosos, é também segura e limpa. Ideal para uma caminhada de fim de tarde que se estende pela noite.
Canyon do Xingó, no rio São Francisco. Para quem pode sair um pouquinho do centro da cidade, a visita ao Canyon do Xingó vale todo o tempo gasto. É uma das mais belas paisagens sergipanas, responsável pela atração de milhares de turistas por ano. Certeza de grandes fotos com uma natureza que tira o fôlego.
Praia do Saco. Com águas calmas e incrivelmente azuis, a Praia do Saco é relativamente afastada do centro de Aracaju, o que lhe garante relativa calma. Aproveite a temperatura morninha da água tomando uma cerveja puro malte, com moderação.
Ilha dos Namorados. O nome já diz tudo. Mas se é ideal para um passeio romântico, não é menos convidativa para um passeio familiar – afinal, as crianças vão adorar observar os crustáceos que enriquecem a fauna local.