Mudar-se é um grande desafio. Embalar seus pertences, seus móveis, eletrodomésticos, obras de arte de forma segura é um grande desafio. O resultado, quando feito por alguém sem habilidade para a tarefa, nem sempre corresponde ao esperado, podendo causar avarias durante o processo. Se a mudança for internacional ou se ficar por alguns meses em armazenagem, soma-se ainda um outro risco: o de cheiro de mofo nos objetos que ficaram muito tempo guardados.
Para o alívio daqueles que estão preocupados com essa situação, soluções existem. Firmas de mudança eficientes são plenamente capazes de transportar seus pertences com rapidez e segurança. Por outro lado, a aromatização de novos ambientes pode ser realizada com algumas dicas que passamos abaixo:
Antes de tudo, se você contratou uma empresa para realizar sua mudança, certifique-se de que as medidas necessárias serão adotadas durante a armazenagem de itens mais sensíveis a maus odores, como roupas de cama, mesa e banho. As empresas de mudança profissionais sabem avaliar quando devem utilizam desumidificadores para evitar o que alguns tipos de itens sejam guardados com muita umidade, diminuindo assim o surgimento de mofo, grande causador de odores desagradáveis.
Esvazie e deixe sua geladeira aberta por pelo menos 24 horas antes da embalagem. Isto também evitará cheiro de mofo na geladeira após a mudança.
Nunca é possível eliminar este risco completamente, mas quanto mais secos os itens estiverem, melhor. Então nunca mande lavar tapetes, estofados, colchões antes de uma mudança, porque mesmo quando já pareçam estar secos, ainda mantém bastante umidade em seu interior, que certamente causará o aparecimento de mofo quando embalados e guardados mesmo por pouco tempo.
Após o estabelecimento no novo lar, o ar fresco será seu maior amigo. Aproveite o sol para arejar os itens guardados – evita-se dessa forma o “cheiro de guardado”, tão comum em grandes mudanças. Abra as janelas e aproveite o máximo da insolação em sua nova casa – ela é, ainda, uma arma letal contra os microrganismos que eventualmente se desenvolveram em seus itens, durante o período de armazenagem.
Entretanto, se o interesse for por notas de perfume no ambiente, invista em aromatizadores naturais, como raspas de canela e de frutas. São sobretudo tranquilizantes que podem auxiliar à ambientação em sua nova moradia.
Essas dicas são básicas para assegurar o conforto e a tranquilidade quando se mudar. É, assim, fundamental procurar apoio profissional especializado. Dessa forma, e seguindo as dicas acima, sobrará mais tempo para você se dedicar ao que realmente importa: formar seu novo lar.