A necessidade do confinamento, realidade que se espalhou por todos os grandes centro do mundo, demandou novas formas de lidarmos com situações cotidianas, como o próprio consumo.
Limitados pela falta de comércios abertos, a saída é só uma: a compra digital. Esta modalidade, que já se estruturava como uma opção viável para um grande segmento dos consumidores ao longo dos últimos tempos, ganhou ainda mais força neste momento de confinamento.
Representantes do segmento no Brasil, como a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), afirmam que a situação de quarentena já impactou o e-commerce nacional, com uma performance acima do esperado para este período do ano.
Isso se deu não só pelo aumento das vendas de produtos que costumeiramente são comprados pela internet, como eletrônicos, eletrodomésticos e livros, por exemplo. O que tem alavancado as vendas setor são novos segmentos do comércio sendo atendidos de maneira digital, como as compras de supermercado, produtos de farmácia e entrega de comida.
O consumo via internet de bens do cotidiano, como alimentos e produtos de limpeza, alavancou este modelo de vendas. Isto significa um grande avanço para todo o mercado de e-commerce no Brasil. Principalmente por representar um ganho de confiança dos consumidores no meio digital, ao perceber que é uma maneira fácil, prática e segura de comprar o que é necessário.