O que estamos vivendo no ano de 2020 é, sem dúvidas, o rompimento de diversos paradigmas sociais no mundo todo. O novo coronavírus nos demandou, e tende a continuar demandando, uma adaptação em relação a diversos pontos de nossas vidas.
Nos mercados, isto não é diferente. Reflexões sobre os métodos de trabalho ocorrerão em diversos segmentos da economia. O principal aspecto destas mudanças está ligado à adoção de tecnologias que automatizem o máximo de processos dentro de uma cadeia produtiva. Assim, se novas situações como esta ocorrerem, o trabalho estará menos em risco.
A logística também está sujeita a adaptações. Por um lado, este campo em específico já é conhecido por se adaptar rapidamente a novas soluções tecnológicas, que tornem o trabalho mais eficiente. No entanto, ainda existem diversos pontos que podem ser melhorados pelo mercado.
Em todos os casos, a automação é uma chave para a resolução de diversos problemas. Ela padroniza a execução de tarefas, diminui o tempo gasto, e torna toda a linha produtiva mais eficiente.
Este movimento não significa perda de postos de trabalho, no entanto. Em todas as mudanças tecnológicas que o mundo sofreu, o mercado readaptou suas demandas de trabalho. Seja na criação de novas ocupações, ou novos setores que não existiam anteriormente.
Por isso, é natural que as mudanças sejam aplicadas, e novas dinâmicas de trabalho ocorram. Isto nos ajudará a estarmos mais preparados para eventuais necessidade, quando estas surgirem.