Dividido em seis conceitos principais – Privacidade, Acesso, Precisão, Consentimento, Responsabilidade e Proteção – a nova regulamentação impacta diversos setores da sociedade. Um deles é o segmento de mudanças internacionais, já que as empresas que contam com clientes e trabalhadores no exterior devem se adaptar às mudanças.
No último dia 25/05, entrou em vigor o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), substituindo a Diretiva de Proteção de Dados, de 1995, política defasada em relação a evolução tecnológica. Com o objetivo de fornecer aos cidadãos mais direitos sobre como seus dados são usados, ao mesmo tempo, a GDPR simplifica a forma como eles são compartilhados internacionalmente, reforçando a segurança das informações.
Assim como a FINK, as empresas especializadas em mudanças internacionais que já contam com o FAIM 3.1 – rigoroso certificado concedido pela Federação Internacional de Transportadores de Mudanças (FIDI), garantindo o padrão de qualidade de empresas que oferecem o serviço relocation e que cumprem todas as exigências da empresa de auditoria Ernst & Young – saem na frente em relação a adaptação das exigências do GDPR. Isso porque a certificação já abrange avançadas regulamentações de privacidade, que serão aperfeiçoadas pela Federação.
Ou seja, na prática, os clientes das empresas certificadas são protegidos pelas regulamentações da FIDI, órgão reconhecido mundialmente pelo rigor em garantir a excelência na prestação de serviços. Além de, como habitual, mais segurança para a carga transportada, os clientes recebem suporte da FIDI para qualquer eventualidade, inclusive, neste caso, em possíveis disputas judiciais que envolvam desrespeito às regulamentações do GPDR.
Dados pessoais: entenda o conceito de respeito à privacidade
De acordo com o GDPR os “dados pessoais” se referem às informações que podem identificar um cidadão, de forma direta (nome, documentação, etc) ou indireta (cargo e empresa onde atua, por exemplo). As principais informações são: nome e sobrenome, número de identidade (incluindo CPF e passaporte) e dados de localização (GPS ou IP). Isso interfere, diretamente, a forma como as empresas coletam e armazenam informações sobre seus clientes.
Vai pesar no bolso
Foram quatro anos de debates até o documento final, aprovado pelo Parlamento da União Europeia, há quase dois anos, em abril de 2016. A partir de agora, as empresas que não estiverem em conformidade com o Regulamento estão sujeitas a sanções pesadas: multa de até 4% do faturamento global no ano ou 20 milhões de euros, neste último caso para graves infrações como processar dados sem a autorização do cliente ou violação do núcleo de conceitos de Privacidade por Design. Já o artigo 28 do GDPR prevê multa de 2% do faturamento para empresas que não apresentem registros em ordem, ou seja, desrespeitar a transparência devida aos clientes e autoridades responsáveis. As sanções se aplicam tanto aos processadores de dados quanto aos controladores. Em outras palavras, nem a “nuvem” está isenta de fiscalização.
Informações úteis da European Comission
Direitos dos cidadãos
Descubra como seus dados pessoais estão protegidos, os direitos que ajudam você a retomar o controle de seus dados e o que fazer, caso as coisas derem errado. Navegue pelo FAQ: “Como meus dados pessoais são protegidos”, “Meus direitos” e “Reparação”, ou seja, como o cidadão deve se defender em caso de mau uso de seus dados pessoais: http://bit.ly/2xlX9ve
Regras para empresas e organizações
Descubra o que a sua organização deve fazer para cumprir as regras de proteção de dados da UE e saiba como você pode ajudar aos cidadãos a exercerem seus direitos sob o regulamento. As opções são: Aplicação do regulamento, Princípios do GDPR, Administrações Públicas e Proteção de Dados, Fundamentos legais para o processamento de dados, as Obrigações e, por último, uma área chamada “Lidando com os cidadãos”. Saiba mais em: http://bit.ly/2GWPCmj
A FINK entende como legítima a preocupação das pessoas com a privacidade e proteção de dados e, como empresa, está comprometida com estas políticas por conceito. A segurança de dados e privacidade quando são tornadas elementos centrais da operação transmitem a você cliente, um sentimento de segurança extra principalmente nos momentos em que sua atenção está voltada para uma grande mudança pessoal ou profissional.