Um dos grandes ensinamentos que muitos ouviram de seus pais e avós era o valor à carreira estável de trabalho. De fato, percorrer todos os níveis de uma empresa durante décadas já foi a grande idealização de vida para muitos. No entanto, isso mudou.
A geração de jovens adultos que compõe grande parte da força de trabalho atual, os millennials, estão corrompendo esta norma. Uma das grandes características da personalidade desta geração é o desprendimento com sua localidade. Se a oportunidade que os interessa está em outra cidade, ou mesmo país, que não o atual, sem problemas. Eles se mudam.
Este comportamento tem seu fundamento em diversas questões do mundo contemporâneo. Primeiramente, nós vivemos um momento econômico que favorece um mercado de trabalho volátil. Devido à grande necessidade de reinvenção por parte das empresas, é muito difícil que funcionários se mantenham nos quadros por muito tempo.
Por isso, esta mentalidade pode ser uma consequência desta estrutura econômica atual. O millennial é também um arquétipo do jovem bem preparado, em termos de educação. A falta de demanda por sua mão-de-obra qualificada, causada pelas crises vividas nos últimos dez anos, pode ter afetado sua forma de ver o mundo.
No entanto, há também um aspecto cultural. O millennial cresceu num mundo globalizado, interconectado. Isto o torna muito mais familiarizado com locais e culturas desconhecidas, o que também o ajuda a viver nestes locais.
É importante, nesse contexto, que estejamos preparados para atender a esse público da forma que lhe convém. Pelo fato das mudanças serem estruturais e estruturarem um novo mindset, adaptar-se à elas é, de fato, necessário. Empresas de mudança deverão estar abertas a repensar seus produtos, caso seja necessário, para melhor compreender as necessidades de um novo público.