No mundo dos negócios a comunicação é de extrema importância. A forma como ela será executada desempenhará papel fundamental no sucesso das negociações. Por isso, é importante estar sempre antenado a quais idiomas são os mais importantes e utilizados neste “mundo”.
O inglês é o vernáculo mais falado do mundo inteiro. E no campo dos negócios não é diferente, é também é o mais utilizado como a segunda língua oficial em vários lugares do mundo. Ele é a principal língua franca, ou seja, uma língua de comunicação entre pessoas cujos idiomas nativos são diferentes.
Porém, há outros idiomas que também possuem sua importância neste meio. O espanhol, por exemplo, é outro desses. Isto se dá devido ao fato do número de países em que ele é falado no dia a dia, nos negócios, e por todas as classes de pessoas, supera o de qualquer outra língua. Além disso, com exceção do Brasil, Estados Unidos e Canadá, em todo o continente americano há a predominância do espanhol. Por isso, uma grande quantidade de negócios internacionais, que vão desde a agricultura até os setores de tecnologia mais avançada é conduzida no idioma de origem latina, o que o torna ainda mais importante.
O mandarim também tem a sua importância. Afinal, a China é uma das principais potências econômicas do mundo, além de ser um dos países que mais cresce economicamente. Justamente por isso, as empresas chinesas ganharam muito mais relevância no cenário global, fazendo com que o número de negociações aumentasse bastante. Geralmente os negócios realizados diretamente com a China se dão com a presença de um tradutor ou são feitos em inglês. Por este motivo, funcionários de empresas estrangeiras que sejam fluentes em mandarim são altamente valorizados e procurados no mercado de trabalho.
Embora estes idiomas citados sejam bastante relevantes para o mundo dos negócios, deve-se frisar que é muito importante aprender o idioma do local onde você mora ou trabalha, já que os centros financeiros mundiais tendem a se modificar e as línguas ganham e perdem importância neste meio. Por isso, depois do inglês, as demais línguas que você precisa aprender devem estar relacionadas ao seu campo de trabalho ou à localização da empresa.