Pesquisar
Close this search box.

Os melhores sistemas de transporte público do mundo

A mobilidade urbana traz desafios, já que o desenvolvimento das cidades, o aumento no número de empregos e, consequentemente, o maior número de pessoas circulando diariamente gera um aumento na demanda dos sistemas de transporte público. No entanto, há alguns lugares que se destacam neste quesito, são referências globais e devem servir de exemplo. Confira a seguir alguns dos melhores sistemas de transporte público do mundo

 Londres. A cidade possui o maior e mais antigo metrô subterrâneo, o Metropolitano de Londres. É um dos mais eficientes do mundo, tem cerca de 400km de extensão e por volta de 270 estações. Além disso, a capital inglesa ainda conta com trens na superfície, uma vasta rede de ônibus(incluindo os famoso ônibus vermelhos de dois andares) e bondes, para poder suprir a demanda do cidadão inglês e dos milhões de visitantes que recebe anualmente.

Tóquio. Uma das maiores cidades do mundo, possui um dos mais complexos sistemas de transportes composto por metrô, redes de onibus, trens de superfície, balsas e bondes. Todos os meios citados são extremamente pontuais e fazem uso de tecnologia avançada. O metrô possui assentos aquecidos, é extremamente limpo e ainda dá informações em japonês e inglês sobre o trajeto e as paradas.

Nova Iorque. A maior cidade dos EUA oferece diversas alternativas quando o assunto é transporte público. Ônibus, trem, metrô, ciclovias, balsas e até faixas exclusivas para pedestres fazem de Nova Iorque um dos melhores lugares do mundo para se deslocar. Seu sistema de metrô é tão famoso quanto o Empire State Building e não é a toa, ele funciona 24 horas por dia, é quase tão extenso quanto o metrô de Londres com aproximadamente 375 km e possui faixas expressas separadas das outras linhas locais, Além do metrô, todos os outros serviços citados também funcionam 24 horas por dia.

Hong Kong. Uma das principais cidades da Ásia, Hong Kong não deixa a desejar no sistema de transporte público. Abrange toda a cidade, com ferrovias públicas funcionando 11 linhas, ônibus, micro ônibus, bondes, balsas e táxis que funcionam com muita eficiência e pontualidade, deixando a cidade toda acessível.

Moscou. Possui um dos sistemas de metrô mais antigos, datado de 1935. É considerado um dos mais eficientes e pontuais do mundo. Sua rede cobre uma extensão de aproximadamente 330 km, com até 40 trens circulando por hora, além de atender algo em torno de 7,5 milhões de pessoas diariamente.

Paris. Independentemente de em que lugar de Paris você esteja, é muito provável que seja possível encontrar uma estação de metro a cada 500 metros: pelo menos 300 estações são espalhadas pela cidade, interligando todas as áreas. Sua rede de metrô tem extensão aproximada de 214 km, atende mais de 4 milhões de pessoas diariamente e ainda se integra com os serviços de ônibus e trens.

As grandes cidades estão cada vez maiores e mais populosas. Logo, ter um sistema de transporte público confiável e eficiente é fundamental para que a mobilidade urbana não fique demasiadamente comprometida e lenta. Uma infraestrutura integrada conecta pessoas, trabalhadores, indústrias e ideias, além de fornecer uma base sólida para o crescimento econômico.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.