Transações acontecem pela dificuldade de vendas de imóveis e pressa na mudança, no contexto atual.
A pandemia da Covid-19 alterou a forma como os brasileiros se relacionam com o próprio lar e com a qualidade do tempo dentro de casa. Uma das soluções encontradas para melhorar a experiência do isolamento social é a mudança de imóvel. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a compra e o aluguel não são as únicas alternativas. Isso porque a realização de permuta de imóveis surge como uma forte possibilidade de negócio. Empresas do setor imobiliário no Rio de Janeiro afirmam que esta modalidade chegou a crescer 30%, entre 2020 e 2021.
Para quem nunca ouviu falar, a permuta de imóveis consiste na troca de um imóvel pelo outro, sem a necessidade de envolver dinheiro no processo. E vale trocar casa por apartamento, terreno ou até um imóvel na planta, por exemplo. Tudo com reconhecimento legal e segurança jurídica.
Quando não se chega ao valor exato pelos imóveis da troca, é possível pagar a diferença em dinheiro. O financiamento costuma ser evitado pelas partes, para que a transação não precise passar por nenhuma instituição financeira e seja resolvida diretamente entre comprador e vendedor. Mas, nada impede que seja feito, para saldar o valor restante.
Entre os motivos do crescimento de permutas, está a dificuldade em vender imóveis em meio às incertezas econômicas atuais. Outro fator é a pressa: muitas pessoas precisariam vender primeiro suas casas antes de comprar uma nova, o que atrasaria a mudança e a melhora na qualidade de vida.
Outra vantagem é em relação ao Imposto de Renda. Se o negócio fechar com o mesmo preço pelos dois imóveis, sem dinheiro envolvido, fica isento de IR. Caso haja diferença, os gastos com o imposto de renda ficam a cargo de quem recebeu.
Decidido pela permuta? Agora, é procurar um imóvel de interesse e, claro, sempre analisar condições e documentações antes de fechar qualquer proposta.
Na hora da mudança, não se esqueça: procure uma empresa de confiança para trazer tranquilidade e eficiência neste momento tão importante.