Viagens solos, mais curtas e para descanso são tendências entre os turistas no país.
A pandemia da COVID-19 influenciou vários setores da economia e o turismo foi um dos mais afetados. Com a necessidade da contenção do novo coronavírus, os planos de viagens precisaram ser adiados e, além das datas, os destinos também foram repensados – mesmo com a iminência da vacinação em 2021. Ao menos é o que aponta uma pesquisa divulgada pelo site de viagens Booking.com, feita com turistas nascidos no Brasil, e que apontaram, com a apuração dos dados, cinco tendências de viagens para este ano.
Em primeiro lugar, as viagens em família ilustram os planos de 66% dos entrevistados brasileiros. O desejo ilustra bem a saudade provocada pela distância dos entes queridos. Deste número, de acordo com 46% dos entrevistados, falar com amigos e parentes sobre a possibilidade de viajar – por telefone ou pela internet, durante a pandemia – foi o principal fator de motivação para estes planos.
Como era previsto, após um ano exaustivo para a maioria das pessoas – considerando toda a tensão envolvida na pandemia – viagens para descanso são destaque entre os brasileiros. A maioria dos turistas brasileiros (55%) pretende realizar uma viagem relaxante, sem compromissos com grandes passeios e sem motivos para estresse. A idealização da tranquilidade contrasta com o objetivo das viagens de luxo, que consideram hospedagens em uma villa ou hotel 5 estrelas, e que não estão entre os objetivos dos brasileiros. Apenas 7% apontaram interesse neste tipo de viagem.
As viagens de “fuga de fim de semana” também fazem parte do desejo dos entrevistados, que não viajaram em 2020 por conta da pandemia. Essa é a escolha de 30% dos brasileiros participantes da pesquisa, que informaram planos de fazer uma viagem mais curta e com menos gastos, em 2021, em comparação a que fizeram em 2019. Este tipo de viagem, que representa uma forma expressa de escapar da rotina, lidera o ranking global do estudo, atraindo 73% dos entrevistados ao redor do mundo.
A culinária também está em alta nos planos de viagens dos turistas brasileiros. O desejo de explorar o mundo não diminuiu, mas viagens para o exterior ainda são evitadas por metade dos viajantes brasileiros. É por isso que as viagens domésticas se tornaram a mais nova forma de conhecer o mundo, e as delícias culinárias estão no topo da lista sobre como fazer isso. Sobre experimentar coisas novas, 38% dos viajantes brasileiros disseram que desejam provar e apreciar a culinária local durante uma viagem, enquanto 45% querem comer fora com mais frequência com o dinheiro economizado com as viagens para o exterior.
Fechando a lista, estão as viagens solo. De acordo com os participantes, o desejo de viajar sozinho está mais vivo do que nunca em 2021. 39% dos entrevistados informaram o desejo de fazer uma viagem solo no futuro. O dado supera a pesquisa anterior, também realizada pelo Booking.com antes da pandemia: na ocasião, apenas 1/4 de quem respondeu ao estudo (25%) apontou o desejo de realizar uma viagem sem companhia. Para se ter uma ideia, os turistas brasileiros ocupam a 4ª posição global no quesito dos que pretendem explorar viagens a sós, atrás apenas de Índia (54%), Coreia do Sul (42%) e Tailândia (40%).