Incluído na lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO (“valor universal excepcional”) desde 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na região centro-oeste de Goiás, é uma unidade de conservação e de proteção integral à natureza com mais de 65 mil hectares. Sob administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a reserva ecológica, entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás, conta com cerca de 50 espécies de animais consideradas endêmicas, raras e sob risco de extinção, além de 1476 espécies de plantas já identificadas ao longo do parque.
Importante centro dispersor de drenagem, a Chapada dos Veadeiros apresenta seus principais rios escoando vales em forma de “V”, como o famoso rio Preto, um afluente do Rio Tocantins. Essa característica geográfica provoca imensas cachoeiras ao longo de seu curso, como, por exemplo, dois imponentes saltos com 80 e 120 metros de altura. Assim como os canyons do citado rio, turistas ficam maravilhados com a formação de piscinas naturais, ideais para hidromassagem.
Chegando à Chapada dos Veadeiros, no Povoado de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, para não perder nenhum importante passeio, o ideal é que o visitante faça visitas guiadas, com profissionais do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na entrada do povoado. Conduzido por um guia pelas trilhas, não deixe de conhecer as atrações turísticas, que ficam em terras particulares, em volta do parque.
A primeira delas é a Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela. Como o nome já diz, o local ostenta uma impressionante vista entre as formações rochosas, como uma janela natural. Falando em construções naturais e contemplação de vistas, o Vale da Lua tem rochas milenares, com aparência lunar, esculpidas pelo Rio São Miguel. Voltando às cachoeiras, não deixe de conhecer as Almécegas, dois incríveis saltos de 50 e 15 metros. Outro exemplar de Cachoeira é o Raizama, ideal para quem deseja praticar canyoning e rapel. Após tanta aventura, para relaxar, vá até as Águas termais, deliciosas piscinas naturais com água naturalmente aquecida, em torno de 38 graus.
Dicas importantes:
– Não esqueça da roupa de banho, sandálias e tênis antiderrapantes, ideais para as trilhas e passeios onde há trechos escorregadios.
– Tenha sempre em uma pequena mochila ou bolsa um lanche leve, uma garrafa de água e protetor solar, para retocar ao longo do dia.
– Ao chegar em Alto Paraíso, encha o tanque de combustível do carro, já que não há postos em São Jorge.
– Culinária: não deixe de experimentar a Matula, prato típico dos tropeiros. Feito com feijão, mandioca, farofa de carne seca e pão de abóbora, a receita cai muito bem com sucos de fruta e licores do cerrado.