Muito além da Copa do Mundo, enquanto os olhos do mundo estão voltados para a Rússia, o país com maior área do planeta também é um leque de opções para brasileiros que queiram recomeçar a vida em um outro país.
Os brasileiros podem alcançar grandes conquistas na Rússia. Não se trata do hexacampeonato mundial de futebol, porém. É de qualidade de vida que estamos falando. Antes tido como um país distante, o gigante euroasiático se torna cada vez mais atraente no País do Futebol. O que explica esse fenômeno?
Em listas de pontos positivos russos na ótica de brasileiros, dificilmente você esperaria encontrar o clima. Mas isso é um grande equívoco. A Rússia é um país situado em zonas temperadas, tendo as quatro estações bem definidas. Se São Petersburgo, ao norte, é inegavelmente gélida, Sochi, mais ao sul, é um incrível balneário. Casa da Seleção durante a Copa, a cidade registra, no verão, médias de temperaturas na casa dos 30 graus. Dá até para curtir uma praia.
A culinária, por outro lado, não é das mais exóticas. Há opções de pratos saudáveis, com muito peixe e salada, além do já conhecido Strogonoff. Até a rede de fast food local não serve nada que um brasileiro não conheça: tratam-se de variedades de panquecas, doces e salgadas. Nada mal.
O povo russo também é cordial. Claro que o estereótipo de rudeza e grosseria existe e não é de todo fantasioso. Mas tão logo se crie alguma intimidade, a amizade e a simpatia russa aflorarão, somadas a um incrível senso de lealdade. Fundamental para quem quer recomeçar a vida em outras latitudes.
Agora vamos ao que, no fim, realmente importa: qualidade de vida. Herança do período soviético, a malha de metrôs assusta por sua eficiência e beleza. Mesmo aqueles habituados a frequentar grandes metrópoles mundiais costumam se impressionar positivamente com a beleza das estações e a velocidade dos trens. Do ponto de vista da cultura, há também riquíssimas e grandes surpresas. Temos garantia de diversão e engrandecimento pessoal para todos aqueles dispostos a caminhar pelo Hermitage ou assistir ao mundialmente famoso Balé Bolshoi.
Por fim, claro, as oportunidades de emprego e de constituir carreira. A Rússia é uma economia em expansão, que promete em breve novamente rivalizar com as potências do planeta – sobretudo nos setores de tecnologia de ponta. Que tal fazer parte dessa história de sucesso?
Vimos, assim, que não faltam motivos para tentar a vida no outro lado do mundo. Ainda acha que existem muitas barreiras, como o idioma? Comece a estudar agora mesmo e verá que qualquer dificuldade é superável diante de tantas qualidades. Slava Rossíya!