Portugal está na moda. Um dos países europeus cuja economia mais surpreende desde a crise de 2008 atrai cada vez mais brasileiros, sobretudo jovens interessados em trabalhar no exterior. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística lusitano, entre 2009 e 2014 foram concedidas 76.154 autorizações de residência a cidadãos brasileiros em Portugal – sem dúvidas o maior número de migrantes estrangeiros.
Além da vitalidade econômica, Portugal atrai muitos brasileiros pela proximidade cultural. No caso do intercâmbio para jovens, o que à primeira vista pode ser um ponto negativo, já que geralmente nessas ocasiões se procura pelo diferente, em uma análise mais detida se mostra mais uma força de atração.
Vejamos as facilidades, além do idioma ser o mesmo, o que poupa investimento em cursos de línguas, Portugal é uma porta de entrada para a Europa. A partir de Portugal, é possível viajar facilmente a outros países, como Espanha e França. Para além disso, as terras portuguesas são culturalmente muito diversas, o que asseguram aprendizado para quem se dedica a estudar sua história. Ao sul, a secular presença muçulmana deixou marcas na arquitetura mourisca; ao norte, baixas temperaturas permitem o cultivo de vinhedos de excelência.
Do ponto de vista da praticidade, Portugal também larga na frente. Em comparação a outros destinos famosos de intercambistas, as cidades lusitanas são bem mais baratas. Por outro lado, por existirem muitos convênios entre universidades brasileiras e portuguesas, para os jovens universitários o translado é facilitado, inclusive podendo incrementar o currículo acadêmico.
Assim, não perca a oportunidade de desbravar o velho mundo português. Um país de experiências novas, mas ao mesmo tempo muito familiar, é o que te espera. É hora de conhecer parte de nossas raízes históricas.