Se você nunca mudou de apartamento, esse texto foi feito especialmente para você.
Mudar de casa é um grande – mas gratificante – desafio. Vale ressaltar que toda ajuda é bem vinda, principalmente se é a sua primeira vez. As palavras chaves para quem vai mudar são “planejamento e organização”. Isto conta muito se o seu novo lar é em um condomínio, já que será preciso respeitar horários estabelecidos e um modo de operação que não atrapalhe os seus novos vizinhos. Portanto, o primeiro passo é conhecer os dias e horários permitidos para a mudança.
Você consegue estas informações com a pessoa responsável pela portaria ou pelo prédio. A comunicação oficial a quem esta responsável pelo prédio permite a utilização de um elevador específico e amparo de quem trabalha como zelador ou na portaria. Se possível, tenha a autorização por escrito para realizar a mudança. Aproveite e consulte, também, o horário em que você pode alterar os móveis de lugar.
O mesmo vale para pregar quadros e utilizar equipamentos que provoquem ruído, como furadeira e aspirador de pó, por exemplo. Falando em mover coisas, cuidado com os corredores, elevador e pilastras do prédio. Sim, já que o transporte de seus itens podem provocar avarias no condomínio, gerando custos desnecessários para quem já está investindo na mudança. Para isso, embale os móveis com cuidado, em especial as quinas deles.
Caso seja necessário o içamento de seus móveis, bem como reservar para o estacionamento de caminhão de mudança na rua, já sabe, né?! Consulte a pessoa responsável pelo condomínio. Nada de tomar decisões sem permissão prévia, economizando tempo, mas possivelmente gastando dinheiro, com reparos ao prédio.
Mesmo com as dicas, ainda está batendo uma insegurança em relação a mudança? Não tem problema, você não está sozinha (o) nessa. Por isso, um passo importante é contratar uma empresa especializada para o serviço, poupando assim situações de estresse ou a sensação de não saber o que fazer em cada uma das situações. Além de empacotar, mover a mobília ao caminhão, levar as suas coisas em segurança e remontar tudo, na casa nova.