O projeto Pyro Paisage, idealizado pelo escritório brasileiro de arquitetura Vazio S/A, debutou oficialmente no Festival Internacional de Jardins de Chaumont, na França. Noticiamos neste blog, em fevereiro deste ano, o planejamento e a execução deste trabalho, cujo transporte internacional foi realizado, com grande sucesso pela FINK.
A abertura oficial do evento, marcada para março, foi reagendada devido à pandemia do novo coronavírus, para o fim de maio. Todo o material da exposição chegou na Europa ainda em fevereiro, cumprindo o prazo e as expectativas dos organizadores.
O Festival Internacional de Jardins de Chaumont, em Paris, é considerado um dos maiores eventos de produção paisagística contemporânea do mundo. Anualmente, diversos nomes da área, de todo o planeta, se inscrevem para exibir projetos no local, contribuindo para a discussão deste mercado e ganhando visibilidade em um evento de tamanha importância.
O projeto Pyro Paisage lida com uma visão singular de um dos principais biomas brasileiros: o cerrado. Explorando o aspecto adaptativo de sua flora, que criou condições para sobreviver num ambiente árido, com constantes queimadas em meses de seca, o conceito central deste trabalho visa expor uma riqueza natural brasileira que está escondida de todo o resto do mundo. A savana tropical, como também é conhecido este ecossistema, é riquíssimo em dimensões, em vida selvagem e cultura.
A função de informar, educar e analisar o mundo utilizando-se da arte é uma das grandes formas de progredirmos como sociedade. Evidenciando problemas, exaltando o que é belo, e investigando a fundo. A FINK é uma parceira dos projetos artísticos, e estará sempre disponível, com sua inteligência e suporte, para ajudar na viabilidade logística de trabalhos como este.