O relocation é um serviço extremamente importante para quem irá se mudar para fora do país em pouco tempo. Isto se dá principalmente pela complexidade de adaptar toda uma vida para uma nova realidade, sem que isto afete o cotidiano do expatriado.
O primeira chave para um trabalho de relocation está no planejamento. Ele que guia as necessidades principais do expatriado, que serão convertidas em demandas a serem resolvidas, como escolha de escolas, vizinhança, hábitos de compra, e diversos outros aspectos comuns da vida.
Este processo, no entanto, leva tempo. Levando em conta o trabalho de maneira integral, o próprio momento de mudança é apenas uma pequena fração do que significa todo o serviço, pensando que existem decisões a serem tomadas anteriormente e demandas posteriores, em termos de adaptação.
E devido à complexidade natural que cada caso específico de relocation carrega, é muito difícil precisar o tempo médio que o processo leva para se finalizar. As variáveis impostas no trabalho poderão refletir isso. É evidente que uma família numerosa que se muda pode significar mais demandas que um casal jovem, ainda sem filhos.
O local de mudança também representa mudanças sensíveis neste número. Enquanto certos países possuem infraestrutura para receber os expatriados, outros lugares demandam maior cuidado por parte da equipe de relocation, principalmente quando se trata de países em desenvolvimento, cuja capacidade de oferecer serviços ao cidadão é incerta.
Assim, a previsão sobre o tempo gasto em serviços de relocation depende de um estudo minucioso quanto as variáveis do projeto. A dica é procurar profissionais do ramo assim que a demanda por sair do país tiver aparecido em sua vida: seja por oportunidade profissional, estudantil ou por um desejo pessoal.