Quem pensa em começar uma nova vida ao sair do Brasil deve, primeiro, saber como vai se manter financeiramente em outro país. Para isso, listamos os países com mais oportunidades para quem deseja começar uma carreira longe do Brasil. Embora o primeiro destino que venha à cabeça de muitos brasileiros seja o Estados Unidos, o país norte-americano está apenas em sexto lugar da lista, encabeçada pela Suíça, pelo segundo ano consecutivo, seguida por Suécia e Alemanha.
Se a globalização provoca, de maneira natural, a migração por conta de oportunidades profissionais em outros países que não o de origem, as crises econômicas, como a vivida atualmente no Brasil, impulsionam a saída de forma desordenada, em busca de uma nova vida. Para que ninguém saia do país às escuras, o ideal é estudar bem as opções, como a Expat Explorer, lista feita pelo banco HSBC para guiar quem deseja desbravar outros territórios. O relatório concluiu que a Suíça é o melhor país para se morar e trabalhar, com partida no valor do salário, categoria vencida pelo país europeu com vantagem (US$ 188.275 por ano, o equivalente a mais de R$ 600 mil reais, quase o dobro da média mundial).
De acordo com Dean Blackburn , responsável pelo HSBC Expat, departamento do banco dedicado a trabalhadores estrangeiros, a lista levou em conta muito mais do que o salário. Segundo o executivo, categorias como qualidade de vida, facilidade de fazer amigos, adaptação ao novo país e segurança também foram determinantes para o ranking.
“Alguns trabalhadores que se mudam para outros países querem um caminho rápido para progredir na carreira, outros buscam acumular dinheiro e outros ainda preferem ter um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”, afirmou, explicando a preferência por países europeus que figuram as três primeiras colocações no ranking geral.
“Os trabalhadores estrangeiros colocam a Suíça no topo da lista não só pelos salários, mas pelo bem-estar. A Alemanha oferece melhor segurança de trabalho e, no caso da Suécia, muitos trabalhadores elogiaram o equilíbrio entre trabalho e vida particular “, disse Blackburn.
A Expat Explorer levou em conta a opinião de imigrantes de 100 países diferentes, com diversos fatores para o ranqueamento dos melhores países para a construção de uma carreira, como imigrante. O questionário online foi distribuído para maiores de 18 anos e que residiam em países diferentes ao do nascimento. No total, a pesquisa foi respondida por mais de 27 mil profissionais. Confira abaixo os 10 melhores colocados:
1. Suíça
2. Alemanha
3. Suécia
4. Emirados Árabes Unidos
5. Noruega
6. Cingapura
7. Áustria
8. Hong Kong
9. Reino Unido
10. Bahrein