O Uruguai é o país com uma das melhores qualidades de vida da América do Sul. Seus menos de quatro milhões de habitantes estão concentrados em grande parte na cidade de Montevidéu, uma metrópole que respira cultura em seus mais diversos aspectos: está presente na história, na culinária, nas artes e em várias outras manifestações.
E o que não falta na cidade são locais para se conhecer. Há uma grande gama de museus aos interessados em melhor conhecer a região sul da América do Sul. O Museo de la Casa de Gobierno, por exemplo, era a antiga sede do poder Uruguaio, e atualmente guarda a história da política local. São muitos os documentos históricos guardados neste local, como móveis, objetos de mesa, papéis e outros artefatos de grande valia para a memória de um país.
Aos amantes das artes visuais, o melhor passeio está no Museo Torres Garcia, situado Ciudad Vieja. O local guarda as obras de Joaquín Torres García, um dos mais populares pintores uruguaios. Suas obras estão inseridas dentro de um movimento modernista nacional, com fortes influências cubistas e que, de alguma forma, ajudam a expressar o sentimento da vida em uma cidade como Montevidéu, que aparece como tópico recorrente nos trabalhos.
A cultura desta região, no entanto, não se restringe aos tempos pós-colonização espanhola. A região aonde se encontram o sul do Brasil, a Argentina e o Uruguai também foi a casa de outros povos pré-colombianos. Suas marcas foram deixadas em forma de trabalhos de artesanato, que expressam uma cultura distinta. Muitos destes artefatos estão contidos no Museu de Arte Precolombino e Indígena, em Ciudad Vieja. É um passeio surpreendente, principalmente se tratando de culturas sul americanas pouco conhecidas.
Por fim, como não poderia faltar, o Museu do Futebol, no estádio Centenário, é um dos mais ricos acervos sobre o jogo em solo sul americano. O esporte é uma das maiores paixões do país, e sua importância em torno da cultura Uruguaia é enorme. Isso está muito claro nesta exposição, que guarda a narrativa de momentos históricos dos clubes e da seleção nacional, uniformes, bolas, e outras tantas peças importantes do futebol uruguaio.
Montevidéu é, por fim, uma cidade rica em cultura, história e lazer. Guarda as raízes de um pequeno país e de uma região singular da América do Sul, que preserva suas tradições culturais, costumes e paixões, tudo com muita classe e organização.