Salvador, a Primeira Capital do Brasil, é a História a Céu Aberto

As grandes capitais nordestinas guardam rica parte de nossa histórica nacional. Salvador, primeira capital da colônia brasileira, tem marcas de um período de grandes contradições, de uma estética incrível, e de tudo que compõe o nosso passado: um destino perfeito. 

A cidade, fundada em meados do século XVI, logo se tornou capital colonial. Sua posição era estratégica em um território cujo centro gravitacional, em termos econômicos e sociais, se encontrava no nordeste, e por lá ainda ficaria durante séculos, principalmente pela exploração de culturas como a cana-de-açúcar. 

O ouro também fazia parte desta equação. A exploração, que se desenvolveria com mais força nos séculos XVII e XVIII, marcou a capital baiana. Isto está visível nos adereços arquitetônicos do Pelourinho, região antiga da cidade. Os grandes marcos da opulência econômica dos exploradores estão nas igrejas: seja na pintura dourada das imagens, do teto ou das paredes. 

Em uma análise ampla, a arquitetura e o urbanismo do Pelourinho, marca evidente da colonização portuguesa no Brasil, sejam as grandes atrações históricas da cidade. Os casarões coloniais, bem como as igrejas e os prédios da antiga administração colonial, demonstram a importância que esta terra tinha à coroa portuguesa. 

Com o passar do tempo, no entanto, Salvador não se manteve como o centro do poder nacional. Este acabou migrando para a região Sudeste, pela exploração econômica de diversos outros ativos, como minério, pedras preciosas, e pela agropecuária. No entanto, a cidade se manteve como uma potência regional, e acabou sendo bem conservada durante os últimos cinco séculos, para a sorte dos amantes da história. 

A região do Recôncavo Baiano, aonde se situa a cidade, também agrada muito o turista que quer curtir o verão e o mar. As praias da região da Baía de São Salvador são belíssimas e inesgotáveis. Há uma série de resorts de alta qualidade para aqueles que não querem se preocupar com nada, bem como existem opções de vilarejos, como na ilha de Boipeba, que oferecem pousadas simples, mas uma experiência incrível de imersão na cultura local. 

 

Salvador é, no fim das contas, uma das mais encantadoras cidades brasileiras. Seja pela beleza natural, pela riquíssima história do início do início de nosso período colonial, ou pela cultura hospitaleira. É um dos destinos mais completos que o Brasil oferece para o turismo.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.