Um paraíso na América Latina. Na contramão do aumento do índice de violência em diversos países do continente americano, como no Brasil, a Costa Rica é referência em segurança. Em especial, sua capital San José, dona de um dos melhores índices de qualidade de vida, graças a segurança pública, conduzida pela Polícia Municipal de San José e pela Força Pública da Costa Rica, órgãos que receberam mais de US$ 150 milhões em investimentos para a implantação de melhorias no setor de segurança, além de uma grande doação do governo chinês que forneceu 150 patrulhas para a cidade. Tudo isso para a redução da taxa de criminalidade, fazendo com que costarriquenhos e turistas andem tranquilos pelas ruas de San José.
Curiosamente, o país aboliu o exército em 1948, contando apenas com a Força Nacional, atualmente. No país, sede da elaboração da Convenção Americana dos Direitos Humanos e da Corte Interamericana de Direitos Humanos, a cultura é outro ponto forte de sua população urbana, com pouco mais de 340 mil habitantes. Centro político, social e econômico da Costa Rica. Uma das democracias mais antigas do mundo tem 96% da população alfabetizada, fazendo com que o país figure em 7º lugar na lista dos países entre os melhores índices de desenvolvimento humano da América Latina.
Suas características multiculturais vêm da influência da colonização espanhola, bem como de influências francesas e belgas do século XIX, principalmente, importadas pela classe privilegiada do país que partia para um intercâmbio nos países europeus, além da cultura indígena guaymi e da riqueza africana trazida pelos escravos. Toda essa influência pode ser vista na arquitetura local: da catedral às fachadas das casas, dos teatros e famosos museus do centro da cidade. Destaque para o Teatro Nacional, monumento símbolo de San José. Construído em 1890, com pedra, granito e mármore, abriga obras de artistas renomados e espetáculos de balé, ópera, concertos da Orquestra Sinfônica Nacional e peças teatrais com os principais atores do país.
A Praça da Cultura é outro ótimo espaço público a ser ocupado. Espaço de atividades artísticas e literárias, a praça tem em seu entorno uma biblioteca, um auditório, além do Museu de Ouro pré-colombiano e o Museu da Coleção de Moedas do Banco Central. Falando em Museu, não deixe de visitar o Museu de Jade, dono da maior coleção de pedras pré-colombianas das Américas, e o Museu Nacional da Costa Rica. Entre outros passeios imperdíveis de San José estão o Teatro de Variedades e o Teatro Popular Melico Salazar, bem como a Praça da Democracia, o Edifício Nossa Senhora de Sion, a Assembléia Legislativa, o Castelo Azul, a Catedral Metropolitana e a Estátua do Papa João Paulo II.