Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os Novos Baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa
Com a sensibilidade genuína de um migrante, Caetano Veloso eternizou São Paulo em “Sampa”. De uma forma que só é possível se fazer quando, pela primeira vez, há um encontro com a cidade. E aí, choque.
Caetano eternizou que conhecer São Paulo é enfrentar o que você, de fora, definitivamente não é. Pois não há nada igual a esta cidade. Não se vê o próprio rosto refletido na poesia concreta das esquinas paulistas. Por isso, São Paulo é um dos mais fascinantes destinos turísticos do Brasil, pela raíz desafiadora, modernista e urbana da maior cidade do Brasil.
Começando pela cultura, São Paulo é, possivelmente, o melhor destino no país aos amantes de arte. São inúmeras as galerias, institutos e museus com conteúdo artístico de grande qualidade e renome, em quantidade e qualidade que é difícil de encontrar em outras capitais brasileiras. Um grande exemplo é o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, que tem a maior e mais importante coleção de arte ocidental do hemisfério sul — parada obrigatória a qualquer turista.
A vida cultural da cidade mantém-se agitada por ser, junto ao Rio de Janeiro, o principal destino de shows, peças de teatro e outros gêneros artísticos internacionais dentro do Brasil. Ao agendar uma visita à capital paulista, confira anteriormente a agenda com os principais shows na cidade.
Para os apaixonados por futebol, há no estádio do Pacaembu o Museu do Futebol, que conta com um completo acervo sobre a história do esporte que é paixão nacional. Além disso, diversos eventos culturais relacionados, como lançamento documentários, debates e palestras ocorrem no espaço.
Seria possível passar horas e horas detalhando o que há de interessante na capital paulista. No entanto, não haveria dica melhor a ser dada do que viver intensamente a experiência urbana e cosmopolita que nos proporciona a maior cidade do país.