No Brasil, recentemente, alunos de todo o país colocaram suas esperanças por uma vaga em uma universidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O método de avaliação, que garante o acesso ao Ensino Superior, se assemelha ao Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), ou, SAT, como popularmente é conhecido nos Estados Unidos. Aceito em todas as universidades estadunidenses – como parte do processo de admissão nas instituições – o exame unificado é administrado pelo College Board e atrai estadunidenses e turistas.
O seu objetivo? Avaliar as habilidades de raciocínio e os conhecimentos dos alunos. Como? Por meio de três áreas fundamentais: escrita (writing), linguagem e interpretação de texto (critical reading) e matemática (math), cada uma com pontuação máxima de 800 pontos, totalizando 2.400, como nota máxima na prova. Com isto, 1050 é considerada uma pontuação média, enquanto, a partir de 1.600, ou seja, 2/3 da prova, a avaliação é tratada como ótima. Vale ressaltar que não existe “não passar” no SAT – assim como no Enem – logo, o aluno pode ir bem ou mal no exame, de acordo com a universidade pretendida, ajudando ou prejudicando a candidatura.
Para não desestimular alunos, ninguém tira 0 no exame, já que cada seção garante 200 pontos aos candidatos, evitando constrangimentos. As questões, todas com o mesmo valor único, são divididas em três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil – sem penalidade prevista para chutes, como ocorria até 2016.
O SAT na prática
Incluindo o Essay, opcional, o tempo total do SAT é de 3 horas e 50 minutos. São 100 minutos para Evidence-based (Reading & Writing), 80 minutos para matemática e outros 50 minutos ao Essay.
Evidence-based (Reading & Writing)
Reading – 65 minutos e 52 questões
Writing – 35 minutos e 44 questões
Mathematics
45 questões de múltipla escolha e 13 questões discursivas em 80 minutos:
Math (Sem permissão para uso de calculadora) – 25 minutos
Math (Permitido o uso de calculadora) – 55 minutos
ESSAY
50 minutos para a análise de uma fonte (evidence-based essay)