Quem pretende viajar aos Estados Unidos vai precisar esperar um bom tempo. E, dessa vez, não estamos falando de restrições em relação ao novo coronavírus, mas, sim, do elevado tempo de espera para concessão do visto B1/B2, destinado ao turismo. Segundo informações da Embaixada dos EUA, os interessados por desembarcar em solo estadunidense podem esperar até 354 dias, caso morem em São Paulo. O tempo ainda é alto, mas cai quase pela metade, chegando a pouco mais de 200 dias de espera em outras capitais.
Considerando as cidades com mais solicitações de visto, além de São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, o tempo cai para 252 dias, ou seja, cerca de 8 meses. Em Porto Alegre, os interessados devem esperar um pouco menos: cerca de 232 dias. Já quem mora em Recife precisa aguardar 204 dias. Vale ressaltar que a renovação do visto tem um tempo de espera bem menor (mas não informado pelo Consulado).
Já a emissão de outros tipos de vistos têm tempos bem menores. Como é o caso da emissão do documento para estudantes, com prazo atual de 1 a 5 dias úteis. De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, a recomendação é que os interessados em visitar o país devem, antes de comprar a passagem e planejar a viagem, levar em consideração a longa espera e possíveis novos atrasos. Quem já tem agendamento, pode alterar a data sem custo, mas é preciso considerar as novas datas previstas no site da Embaixada.
Boa notícia somente para imigrantes que já estão nos Estados Unidos
Em comunicado oficial, os Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS, na sigla em inglês), anunciaram que os imigrantes, bem como quem já solicitou asilo no país, poderão seguir trabalhando até o prazo de 540 dias, mesmo após o vencimento do visto de trabalho. A Lei anterior determinava um período de 180 dias, que foi somado e estendido para mais 360 dias.
Leia outros posts:
> Casa Civil anuncia que Brasil passa a fazer parte do Global Entry, processo de facilitação de ingresso imigratório para os EUA #Imigração #EUA
> EUA reabrem fronteira, mas fila de espera para vistos pode chegar a 14 meses #Imigração #EUA