No atual mercado de trabalho, é cada vez mais importante investir em diferenciais na educação para garantir vantagens comparativas em relação aos concorrentes. Um ótimo exemplo são as pós-graduações em universidades públicas europeias, que mesclam excelência e bom preço.
Conheça agora três ótimas opções de países cujas universidades possuem programas renomados e baixo custo, para você aprimorar sua formação.
A primeira dica é a Portugal. Além da vantagem evidente da língua portuguesa,as universidades públicas do país apresentam grandes cursos de pós-graduação, renomados em toda a Europa.
A Universidade de Lisboa, por exemplo, é reconhecida internacionalmente por seu departamento de Literatura e Língua Inglesa. Em geral, os centros acadêmicos portugueses têm uma boa taxa de aceitação de candidaturas brasileiras. E além disso, é importante mencionar nossa proximidade cultural, que facilita a adaptação em terras estrangeiras.
Logo depois vem a Alemanha. No total, o país oferece 800 programas ministrados em inglês, um facilitador de entrada, e cobra um valor simbólico de matrícula à estudantes de pós-graduação. As especialidades são as mais variadas, com boas universidades em todos os campos de estudo.
Neste site é possível pesquisar sobre sua área de interesse e encontrar o programa específico que irá te atender em terras alemãs. Estudantes de pós-graduação também possuem grandes facilidades em relação à bolsas de pesquisa, o que é uma excelente fonte de renda durante os anos fora.
Por fim, a França apresenta uma excelente sorte de programas acadêmicos, aliados à preços baixos para estudar. Optando por estudar na língua francesa, o estudante pode ter acesso às universidades públicas do país, que cobram entre 200 e 400 euros anuais. É uma grande oportunidade para estudantes das humanidades, uma vez que a França é o grande berço das escolas filosóficas do século XX.