Uma incrível viagem pela Jamaica

Quem visita a Jamaica não se decepciona com os clichês que definem o país. A terra natal de Bob Marley, maior cantor de reggae da história, é fiel aos seus estereótipos já que ao sair às ruas do país não é difícil se deparar com o ritmo musical nas caixas de som, o estilo de vida mais tranquilo – caracterizado pela expressão “no problem” muito utilizada pelos jamaicanos – o movimento Rastafári – segmento judaico-cristão surgido no país na década de 30 – e uma outra relação cultural e legislativa com a maconha, onde a posse e o plantio são permitidos. O país também não desaponta turistas que procuram um destino para relaxar entre belezas naturais, sem a necessidade do uso de drogas, claro, mas com uma verdadeira imersão à natureza.

Terceira maior ilha do Caribe, a Jamaica é formada por imponentes montanhas cercadas por uma estreita planície costeira, que abrigam uma variedade de ecossistemas marinhos, aquáticos e terrestres. As belas paisagens jamaicanas são formadas por exuberantes praias que dividem espaço com aconchegantes cachoeiras, florestas e grandes rios. No entanto, a natureza que atrai é também a que assusta turistas. Isso porque o convidativo clima tropical contrapõe os perigos provocados pela localização geográfica do país, no cinturão dos furacões do Oceano Atlântico, o que provoca a ocorrência de ciclones.

O que visitar 

Definitivamente, a água é o foco do turismo, com destaque para as praias Doctor’s Cave e Dead End, bem como a linda lagoa Blue Hole uma incrível queda d’água de 183 metros chamada Dunn’s River Falls. Portanto, arrume a mala com protetor solar e roupa de banho para desbravar um bom banho de mar, bem como passeios pelos rios e relaxe nas belas cachoeiras e piscinas naturais da Jamaica. Mas não só de descanso, sombra e água fresca se faz um roteiro na ilha: a topografia jamaicana propicia ótimas  trilhas, tanto para caminhadas quanto para ciclismo. No trajeto, delicie-se, além da paisagem, com uma suculenta maçã ou manga, abundantes na região, bem como a opção para descansar os pés em um dos fluxos de água. Já no passeio chamado Bamboo Rafting, os turistas navegam por um rio em uma canoa de bamboo. Entre outras atrações que incluem a prática de esportes populares na Jamaica estão a tirolesa, o mergulho e um incrível passeio de bobsled, um trenó sem neve, como o utilizado nas Olimpíadas de Inverno e imortalizado no filme Jamaica Abaixo de Zero. 

Na transição entre aventura e história, pegue um teleférico na Mystic Mountain e contemple não só a natureza, mas um centro cultural que expõe um tributo aos dois maiores ícones do país: o corredor Usain Bolt, recordista olímpico, e o cantor Bob Marley, considerado o maior representante do reggae. A cultura jamaicana também é bem documentada e exibida no centro cultural construído em Sam Sharpe Square. Já no passeio chamado Plantation Tours & Great Houses, feito por empresas de turismo locais, você conhece parte da história da Jamaica por meio de suas majestosas plantações. Outra parte da história jamaicana é contada nas profundezas das cavernas, antigas sedes de cerimônias dos Tainos, povo ameríndio nativo. Em corredores sinuosos e grandes piscinas subterrâneas, você viverá uma incrível experiência de imersão na natureza. Outro incrível contato com a natureza acontece em um dos passeios para observação de mais de 65 espécies de aves que vivem na Jamaica, sendo 28 delas exclusivas do país.

Sabores da Jamaica

A interessante comida creole jamaicana é basicamente carnívora: em cada esquina você encontra jerk beef e jerk chicken, churrascos de carne e frango temperados em um molho agridoce e apimentado e servidos com arroz e feijão. Os pescados também fazem parte do que há de melhor no cardápio jamaicano, bem como os meat pattier – pastéis de carne – e o bammy – uma torta de mandioca bastante consumida pelos nativos. Cerveja e bebidas feitas com rum complementam o pedido.

O berço de vários gêneros musicais 

Se engana quem pensa que só de reggae vive a Jamaica. Mundialmente conhecida pelas letras de Bob Marley, Peter Tosh e Jimmy Cliff, a ilha é também mãe de ritmos como o ska, dub, reggaeton e ragga. Autodenominada a “capital da cultura caribenha”, a impressão de quem visita a Jamaica é que o cotidiano parece um eterno musical, já que as melodias fazem parte de quase todas as atividades na ilha. 

Quando viajar para a Jamaica

Faz calor durante quase todo ano na Jamaica, como na maioria dos países localizados ao Caribe. No verão, entre junho e novembro, o clima é muito quente e úmido, com maior incidência de chuvas. Portanto, a alta temporada acontece entre dezembro e abril, no inverno, quando chove pouco e as temperaturas são mais amenas.

Documentação exigida

De acordo com o Itamaraty, o turista brasileiro deverá apresentar bilhete de ida e volta, passaporte válido por pelo menos seis meses e cartão de vacinação contra febre amarela, bem como endereço de hospedagem na Jamaica.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.