A região sudeste brasileira guarda uma das jóias da Mata Atlântica — o Parque Estadual da Pedra Azul. Localizado no estado do Espírito Santo, o local abriga uma infinidade de trilhas, cachoeiras e outras diversas atrações naturais, num local de fácil acesso às maiores cidades do Brasil.
Em termos de fauna e flora, o parque é o lar de um riquíssimo bioma brasileiro, mas extremamente afetado pelo processo de urbanização que ocorreu nos últimos cinquenta anos – por isso, uma área tão extensa e preservada é um verdadeiro tesouro natural. Os fãs de ecoturismo poderão encontrar diversas espécies de orquídeas, ipês e bromélias — típicas plantas da vegetação de Mata Atlântica.
Para encontrar toda essa diversidade de vida natural, as trilhas são a melhor opção de passeio aos visitantes. Aos iniciantes em trilhas e hikking, a melhor opção é o trilha do Cedro Sentado, com cerca de 600 metros de extensão, que leva ao mirante da Pedra Azul — uma vista deslumbrante para uma pequena caminhada.
Aqueles que estão a fim de uma aventura intensa poderão optar pela trilha das piscinas naturais, que tem extensão de 2500 metros e uma escalada por formações rochosas de 97 metros. O final desta aventura são as belas piscinas naturais, que obviamente podem ser curtidas pelos turistas.
Se este destino te interessou, planejamento é uma boa opção. São diversas as opções de guias para melhor mostrar o local aos visitantes. O Parque estadual da Pedra Azul é uma jóia brasileira, que proporciona um forte contato com a natureza e precisa ser conhecida pelos brasileiros.