Sete letras que viram nove palavras quando se quer encontrar o seu significado. Assim, Ushuaia é descrita como “baía que penetra fundo terra adentro na direção oeste”, explicação que vem de sua etimologia formada no idioma yagan, na junção das palavras “ushu e aia”. Por outro lado, o marketing feito à cidade argentina escolheu um outro slogan para publicizar o destino turístico de quem deseja viajar para um lugar bem frio, sem sair do Pólo Sul: Ciudad más austral del mundo (“A cidade mais austral – ao sul – do mundo” ou, em outras palavras, a cidade do fim do mundo).
Com pouco mais de 100 anos de existência, Ushuaia, a província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul fica localizada no extremo do Pólo Sul e cresceu aos poucos, ao longo da primeira metade do Século XX, curiosamente formada em torno de um imponente presídio. A instalação prisional, extinta, já não é mais o foco de Ushuaia, mas o trem que levava os prisioneiros se transformou no primeiro passeio turístico dessa descoberta à cidade. No estilo “Hogwarts Express”, do filme Harry Potter, o “Expresso do Fim do Mundo” garante uma bela panorâmica da cidade, em seu passeio.
Falando em passeio, cruzeiros que navegam pela região são ótimas opções para observar pinguins em reservas ecológicas. Para visitar leões marinhos, passeios de barco oferecem pacotes para amigos, casais e famílias. A cidade tem, nada menos, que 11 áreas de preservação ecológica, muitas delas abertas ao turismo, como o Parque Nacional da Terra do Fogo, com 63 mil hectares divididos com ricos exemplares da fauna e flora típicas da região. Outros pontos a conhecer são os sítios arqueológicos da Reserva Provincial Ilha dos Estados, com seu imponente monumento nacional: o Farol de São João do Salvamento. Visite, também, a Reserva Coração da Ilha e a Reserva Cultural-Natural Playa Larga, que foi criada para proteger os diversos sítios arqueológicos declarados Patrimônio Cultural da Província.
O clima frio e úmido de Ushuaia é temperado pelo mar e, de acordo com a classificação de Köppen-Geiger, é definido como Glacial de Tundra (ET), com temperatura média anual de 4,7 °C. Em janeiro, sua temperatura chega a 10 °C em janeiro, atraindo turistas do mundo inteiro, quando, curiosamente, apesar do sol se pôr por volta de 17:30, não há escuridão completa, já que o céu de Ushuaia mantém uma fraca penumbra ao lado sul. A época do ano é ideal para passeios que podem ser feitos à pé ou com veículos que levem às belas paisagens e trilhas, bem como cavalgadas, cicloturismo, trekking, esqui, safáris e até mesmo desafiar a baixa temperatura com mergulho e canoagem.
A organizada Ushuaia, apesar de pouco tempo de história, tem diversos e atraentes monumentos e museus. A Zona Franca de Ushuaia é uma ótima opção para quem adora compras livres de grandes impostos, além de oferecer produtos típicos da região como geléias, chocolates e artesanato. Falando em comida, a gastronomia de Ushuaia é um capítulo à parte. Não deixe de provar os deliciosos pratos tradicionais: um grande caranguejo conhecido como “centolla”, a merluza-negra, truta e mariscos; para quem não é fã dos frutos do mar, a opção é o famoso assado de cordeiro da Patagônia.